sábado, 7 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher

Amanhã celebra-se mais um Dia Internacional da Mulher. Sou do tempo em que este dia era festejado apenas pelas mulheres de esquerda e não por este oportunismo consumista. 

É um dia histórico para a emancipação da mulher, onde operárias morreram queimadas numa fábrica ,apenas porque lutavam por melhores condições de trabalho, melhores salários e um horário fixo de 12 horas. Passados estes anos nada mudou, a mulher continua a ganhar menos que os homens, trabalham mais horas, claro que estou a contar com o que trabalham em casa.

Vejo com desilusão a comemoração deste dia, ao verificar que as iniciativas que existem são no âmbito de alguma futilidade, em que nada abordam o nosso papel na sociedade. Workshops de maquilhagem, revistas a calçarem homens com sapatos de salto, só falta as promoções de chocolates nos hipermercados. Por fases vou dando a minha opinião:

  • Workshops de maquilhagem, a mulher é mais do que uma tela onde se põe base, sombras, lápis, rimel, etc., etc.. Não vejo o quão importante são esses workshops para a emancipação da mulher, mas enfim, infelizmente para muitas é importante. Eu maquilho-me todos os dias úteis, descanso ao fim de semana;
  • Uma revista teve a ideia peregrina de calçar homens com saltos altos, não entendo porquê, a não ser para os homens verificarem que é difícil andar de saltos, mas isso faz com que eles saibam o que é ser mulher?
Numa semana em que tanto se falou da desigualdade salarial, da violência doméstica, são este tipo de iniciativas acima descritas, que a sociedade olha realmente para mulher? Parece-me que não, ficam com a ideia generalizada em que a mulher só pensa em maquilhagem, sapatos e roupa (note-se que eu gosto).

Este dia seria para que não existam desigualdades entre sexos, eu disse desigualdades, não disse que mulheres são superiores aos homens. Somos diferentes fisicamente, na maneira de pensar, mas em termos de salários, oportunidades de empregos deveríamos ser iguais.

Depois vêm com a conversa que as mulheres são mães, mas seríamos mães sem homens? Evidentemente que nós temos os filhos na nossa barriga, mas se não fossem os homens não os teríamos.

O papel da mulher jamais deveria ser o de andarmos sempre com bom aspecto, felizes, bem arranjadas, isso é publicidade e não a realidade.

Eu vejo o Dia Internacional da Mulher como um dia de luta, não o consigo ver de outra maneira.


1 comentário:

  1. Bom dia....Independentemente da publicação que é belíssima, deixo esta mensagem:

    Se o sexo fosse apenas chegar, introduzir, bombar e partir, não seriamos seres humanos mas sim animais irracionais.
    A administração do blogue erótico http://deliriosamoresexo.blogspot.pt/ , deseja à administração deste fantástico blogue, seus familiares e amigos:
    ...........UMA PÁSCOA MUITO FELIZ ......
    ONDE A PAZ, A SAÚDE, E O AMOR, ESTEJAM SEMPRE PRESENTES.

    ResponderEliminar